sexta-feira, 9 de setembro de 2011


LIÇÃO 11 – 11 de Setembro de 2011
O DISCÍPULO DE JESUS É UMA TESTEMUNHA DO PODER DE DEUS

TEXTO ÁUREO
 “E dessas coisas sois vós testemunhas” (Lc 24.48).

VERDADE APLICADA
O verdadeiro discípulo de Jesus é uma testemunha fiel à Bíblia Sagrada e não se desvia dos propósitos estabelecidos por Deus.   

OBJETIVOS DA LIÇÃO
1)      Refletir sobre a palavra conversão no texto bíblico e sua aplicação na vida do crente salvo;
2)      Esclarecer que a obediência se faz necessária à verdadeira testemunha de Jesus;
3)      Conhecer a natureza do verdadeiro discípulo de Cristo.

GLOSSÁRIO
Procrastinar: Adiar continuamente, resistir.
Praguejar: Soltar pragas ou imprecações; amaldiçoar, vociferar.
Ratificar: Repetir categoricamente, Afirmar, declarar ser definitivo, confirmar.

LEITURAS COMPLEMENTARES
Seg 1Sm 15.22- Ter  Is 43. 10,12 - Qua Is 55.4 - Qui  Pv 19.28 - Sex At 1.8  - Sáb 2Co 5.17

MEU PLANO DE AULA

Amado professor,

Pensando em facilitar o seu trabalho no preparo da próxima aula, nós lhe oferecemos este inteligente plano. Temos certeza que irás compartilhar experiências e conhecimentos, especialmente no que se refere aos tópicos 1.2 a 4.3, da revista do professor, destacados em negrito. Boa aula, Deus lhe abençoe!

INTRODUÇÃO.
Em Atos 1.8b está escrito: “E ser-me-eis testemunhas...” Certamente a coisa mais grandiosa da vida é perceber a beleza de Jesus e falar aos outros sobre Ele. No Novo Testamento, o testemunhar é a forma mais antiga de pregação.             

1 A CONVERSÃO DO APÓSTOLO PAULO
A conversão é a mudança de natureza, do mau para bom procedimento, isto é, o abandono de uma vida de pecado para uma nova vida em Cristo Jesus (2Co 5.17). Paulo, provavelmente com 30 anos, era membro do Sinédrio, o concilio religioso judeu, o mesmo que condenou Jesus à morte; ainda enfatiza que a conversão de Paulo foi súbita, violenta e espetacular.

1.1)  Jesus aparece no caminho
1.2)  A conversão de Saulo
1.3)  A presença de Ananias






2 ANANIAS, UM DISCÍPULO OBEDIENTE
Ananias era um judeu-cristão da cidade de Damasco, de excelente reputação, tanto por parte dos judeus como de todos os que ali moravam. Era, sobretudo, um profundo conhecedor das Sagradas Escrituras (At 22.14-16). Quando o crente ouve a voz de Deus e prontifica-se a atendê-lo, sua vida sai da obscuridade. Quem promove o crente é o Todo-poderoso, pois seus olhos procuram os fiéis da terra para que o sirvam.

2.1) Ananias demonstra espiritualidade
2.2) Ananias, mãos ungidas por Deus
2.3) Ananias testifica do poder de Deus

3 O PERIGO DE PERDER O ALVO
 Ananias quase se deixa levar pelas circunstâncias e perde o alvo. É possível que a Palavra “vaso escolhido” tenha mexido com o coração dele, pois o mesmo compreendia o que era ser um vaso. Um vaso tem uma vida submissa, separada e consagrada ao serviço de Deus (2 Tm 2.20,21). Mas, alguns perderam o alvo. Lembremos três exemplos na Bíblia Sagrada:

3.1) Judas, quando traiu Jesus
3.2) Pedro, quando negou Jesus
3.3) Tomé, quando duvidou de Jesus

4 TORNANDO-SE UM DISCÍPULO DE JESUS
 Não existem evidências de que Paulo tenha conhecido a Jesus durante o Seu ministério terreno (2Co 5.16). Os capítulos 9, 22 e 26 de Atos testificam acerca do ministério de Paulo entre os gentios, e de sua união com Cristo. Podemos afirmar que Paulo se tornou discípulo de Cristo depois de ver a luz ter caído, foi ferido de cegueira, de voltar a ver e, por fim, depois de se converter de verdade.

4.1) Paulo, perseguidor transformado
4.2) Paulo, um discípulo fiel
4.3) Paulo, um verdadeiro evangelista

CONCLUSÃO
Ser discípulo de Jesus se resume na seguinte mensagem da Bíblia Sagrada, consagrada pelo próprio Mestre: “Se alguém quiser vir após a mim, renuncie-se a si mesmo, tome cada dia sua cruz, e siga-me; pois aquele que quiser salvar a sua vida, perde-la-á, e quem quiser salvar a sua vida por amor de mim, acha-la-á” (Mt 16.24,25). 

Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista: ANÔNIMOS E ATALAIAS DE DEUS – Editora Betel - 3º Trimestre 2011 – Lição 11.