MEU PLANO DE AULA
LIÇÃO 01 – 01 DE ABRIL DE 2012
“CHAVES PARA A LEITURA DO APOCALIPSE”
TEXTO ÁUREO
“Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou e as notificou a João seu servo”. Ap 1.1
VERDADE APLICADA
O Apocalipse é um livro aberto, cheio de símbolos, profecias, juízos e condenações, mas relevante, majestoso e apoteótico.
OBJETIVOS DA LIÇÃO
Introduzir de modo proveitoso e prazeroso o estudo do Apocalipse.
Oferecer informação à identificação correta de personagens e fatos do Apocalipse.
Corrigir possíveis erros de interpretação.
GLOSSÁRIO
Modalidade: maneira de ser; cada aspecto ou particularidade diferente do mesmo fato;
Conveniência: qualidade do que é conveniente; interesse, proveito; e
Incidência: que sobrevém do decurso de um fato principal.
LEITURAS COMPLEMENTARES
- Segunda feira: Ap 1.4-8
- Terça feira: Ap 1.9,11
- Quarta feira: Ap1.17,18
- Quinta feira: Ap 1.19,20
- Sexta feira: Is 48.12-14
- Sábado: Zc 4.11-14
INTRODUÇÃO.
Bem vindo à Escola Bíblica Dominical. Neste trimestre vamos nos ocupar com o livro do Apocalipse. Para melhor entendê-lo, nessa primeira lição, vamos estudar a categoria, conteúdo e destino das revelações que o apóstolo João recebeu. Mas também abordaremos o fundamento, propósito e tema principal do livro. E, ainda, ater-nos-emos aos métodos utilizados pela Igreja durante sua história. Que o Deus Trino possa ajudá-lo a entender de forma prática as revelações contidas neste livro.
1. CATEGORIA, CONTEÚDO E DESTINO
Para estudar com proveito este livro, além de crer de todo coração que se trata da Palavra de Deus escrita, precisaremos usar as chaves que o abrem à nossa compreensão. Começaremos com o primeiro conjunto a que categoria literária pertence o Apocalipse, o conteúdo do livro e a quem foi destinado. Portanto, ao estudar o Apocalipse, considere que ele é:
COMENTE
1.1. Literatura apocalíptica
1.2. Conteúdo do Apocalipse
1.3. Destinado à Igreja
2. FUNDAMENTO, PROPÓSITO E TEMA
Vencida esta primeira etapa, lancemos mão de mais três chaves importantíssimas As bases literárias e proféticas sobre as quais se desenvolveu o Apocalipse, o propósito a que se destina e o tema principal do livro.
COMENTE
2.1. Bases literárias e proféticas
2.2. Propósito do Livro
2.3. O tema principal
3. MÉTODOS DE INTERPRETAÇÃO
Durante a história marcante da Igreja de Cristo, surgiram diversos métodos distintos de interpretação do livro do Apocalipse. O primeiro foi o método Preterista, seus intérpretes acreditavam que, em breve, Deus se ergueria de seu trono para abalar o governo das nações perversas, destruir todo mal e estabelecer o seu Reino na terra. Depois, o método Histórico que encara o Apocalipse como uma profecia simbólica. E por último, o método Futurista que lê o Apocalipse em grande parte como uma profecia de acontecimentos futuros.
COMENTE
3.1. Método preterista
3.2. Método histórico
3.3. Método futurista
CONCLUSÃO
No estudo das demais lições, essas chaves serão usadas. Os tipos e antítipos apontados, os símbolos aplicados e as figuras desvendadas até onde Deus permitir. Todas as vezes que Jesus aparece no decorrer do livro, Ele é identificado por uma ou mais das características listadas no capítulo. Assim também sucede a Igreja. Por isso, volte ao primeiro capítulo e a primeira lição sempre que for necessário. A compreensão virá na dosagem e no tempo certo.
Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista: APOCALIPSE – Editora Betel - 2º Trimestre 2012 – Lição 01.